repensando soluções e conceitos
“a função do design, além da estética, é tornar um produto funcional. é transformar informação em comunicação!” pensar em design diante da gestalt é considerar processos e conceitos além de outros conhecimentos, como sociologia, antropologia, história da arte, composição, boas influências, bom senso etc. em tempos de soluções sustentáveis é comum afirmações como “design ta […]
“a função do design, além da estética, é tornar um produto funcional. é transformar informação em comunicação!”
pensar em design diante da gestalt é considerar processos e conceitos além de outros conhecimentos, como sociologia, antropologia, história da arte, composição, boas influências, bom senso etc.
em tempos de soluções sustentáveis é comum afirmações como “design ta na moda”. propor uma compreensão mais clara do que é design pode nos dar uma direção mais específica dos resultados.
a comunicação anda de braços abertos em todos os aspectos – uma ferramenta fundamental para que todos saibam seu papel individual e coletivo na sociedade. repensar os significados de solução e conceito vai além das idéias de resolver um problema ou fazer juízo de alguma coisa.
levando em conta as mudanças que o mundo vem sofrendo, é importante pensar que uma solução deve ir além do lucro. podemos sim adotar resultados sustentáveis e incondicionais que, globalmente, sempre irão evoluir.
vitor lourenço (designer de interação do yahoo! brasil) afirma que as pessoas pouco se interessam em apreciar as habilidades do designer. pelo contrário, apreciam o “algo importante” do design.
portanto, pensar e comunicar essas informações de forma clara e simples, contribuirá na formação de valores importantes para a mudança de conduta em benefício do bem comum.
provavelmente, simplificar tudo até o ponto de tornar-se óbvio pode ser tão funcional quanto às composições de nossa sociedade.